Eu sou a Pietra. E muito do que sabem de mim, fica num reino meio espiritual, oracular… Mas, como diz o Shrek, somos como cebolas, ou seja, temos muitas camadas, uma das minhas é a Literatura. Vale dizer que essa camada é bem cheirosinha =)

Sou formada em Pedagogia e trabalho com crianças há muitos anos. Esse tempo vem me mostrando que criança, antes de tudo, é gente. Eu sei que parece óbvio, mas nem sempre é. Tenho percebido um tratamento de mini-adultos para as crianças… é como se voltássemos para uma época medieval.

Crianças gostam de brincar. Elas testam o mundo assim. Mundo dos adultos imitado. Um que eles sabem que será deles um dia, mas porque não aproveitar a ludicidade da coisa enquanto é possível?

Crianças gostam de tinta, cores, animais. Gostam de histórias. As contam e as ouvem. Têm livros, fazem desenhos e pinturas. Tudo para fazer o que os seres humanos vem fazendo desde sempre: narrar.

Somos seres narrativos, que mantém suas tradições e sua humanidade por meio dessas contações. E com elas, sabemos quem somos e podemos manter arquétipos, memórias e fazer o caminho no mundo.

Aqui, no Gato de Lápis, escrevo um pouco sobre os meus estudos sobre Literatura Infantil. Porque os textos para crianças precisam de mansidão, como diria Clarice Lispector, mas não precisam ser rasos e bobos.

Eu, Pietra, o Gato de Lápis, acredito que crianças são pessoas que embora não tenham vivido como os adultos, também conhecem a vida e fazem seus significados. Literatura para crianças assim, tem de ser interessante, signigficativa, poética e estética. É o que o Gato de Lápis quer mostrar, estudar, ler e escrever!

Bem vindos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s